Terapia Individual: Como a TCC pode te ajudar.

Terapia TCC Individual

Como funciona a Psicoterapia Individual?

Uma das modalidades de atendimento da psicoterapia é o atendimento individual.  A terapia, no geral, ocorrer uma vez por semana, tendo cada sessão duração de 50 minutos.

Uma terapia cognitivo-comportamental efetiva requer que o terapeuta avalie diversas áreas de vida do cliente (familiar, social, profissional, educacional, religiosa, econômica, pessoal, de saúde e autoconceito) para que possa compreender o funcionamento global do cliente e conceituar seus problemas, dificuldades, sintomas e potencialidades para então desenvolver um plano de tratamento personalizado para cada cliente. Por isto, as primeiras sessões de psicoterapia são sessões com foco na avaliação inicial do cliente e no levantamento de suas principais dificuldades e metas.

Avaliação Inicial

A sessão de avaliação inicial também tem por objetivo (Beck, 2013):

  • Compreender o funcionamento global do cliente: pensamentos, emoções, comportamentos, fatores de manutenção dos problemas, gatilhos situais que geram sofrimento, sintomas, pontos fortes (forças pessoais, valores pessoais e estratégias funcionais de enfrentamento).

  • Definir se o Psicólogo é o profissional adequado para ajudar ou cliente ou se será melhor encaminhá-lo para outro especialista;

  • Começar a familiarizar o cliente no processo de psicoterapia;

  • Identificar problemas importantes e definir objetivos amplos para o tratamento.

  • Definir se há necessidade de outro tratamento concomitante (por exemplo: com psiquiatra, nutricionista, endocrinologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo, dentre outros).

Tratamento

Após a sessão de avaliação inicial começa-se efetivamente as sessões de intervenção com foco em diminuir os sintomas e sofrimento do cliente, aumentar seu bem-estar e suas habilidades de enfrentamento e resolução de problemas.

As sessões de psicoterapia individual são adequadas as necessidades de cada cliente (faixa etária e necessidades especiais). Por exemplo, no atendimento de crianças utiliza-se a ludoterapia cognitivo comportamental que através de estratégias lúdicas (jogos, desenhos, livros, fantoches e outros materiais adequados a idade da criança) para haver um maior envolvimento da criança no processo de psicoterapia, pois este é um importante preditor de eficácia no tratamento. Entretanto, não se trata de um brincar livre e com objetivo de diversão, as estratégias lúdicas são utilizadas como base para a implementação das estratégias da Terapia Cognitivo Comportamental (reestruturação cognitiva, resolução de problemas, treino de habilidades e regulação emocional).

Se você busca um atendimento personalizado para sua necessidades e demanda o mais indicado é que faça psicoterapia individual.