Terapia cognitivo-comportamental aplicada ao transtorno explosivo intermitente: redução dos indicadores de raiva e considerações clínicas
OBJETIVO: o estudo visou descrever e comparar os resultados nos indicadores de raiva, avaliados pré e pós-intervenção, de um protocolo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) em grupo para transtorno explosivo intermitente (TEI).
MÉTODO: a amostra não probabilística por conveniência foi constituída por 136 participantes adultos. As intervenções empregadas foram distribuídas em quatro categorias: reestruturação cognitiva, estratégias de regulação emocional, controle de impulso e habilidade de enfrentamento. Foram realizadas 15 sessões de intervenção semanais e três sessões de manutenção (periodicidade quinzenal e mensal), com duração de 90 minutos, conduzidas por duas psicólogas (terapeuta e coterapeuta). Os indicadores foram avaliados pelo Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço (STAXI, do inglês State-Trait Anger Expression Inventory).
RESULTADOS: comparando as avaliações pré e pós-intervenção, identificou-se redução estatisticamente significativa nas medianas em todas as escalas do instrumento, com as maiores diferenças identificadas em Traço de Raiva e Expressão de Raiva para Fora, e Temperamento de Raiva.
CONCLUSÃO: o presente estudo demonstra evidências preliminares de que o protocolo de TCC pode ter impacto positivo sobre a raiva e o comportamento agressivo impulsivo em pessoas com TEI, e formula hipóteses sobre processos de mudanças clínicas relacionadas às intervenções empregadas e os desfechos nos indicadores avaliados.
Seger, L., Bernardo, C. F. da S., Morillo, J., Emerich-Geraldo, D., Bezerra de Sousa Ide, C. R., & Tavares, H. (2023). Terapia cognitivo-comportamental aplicada ao transtorno explosivo intermitente: redução dos indicadores de raiva e considerações clínicas. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 19(1), 10-18.