Qual a estrutura básica da Ludoterapia Cognitivo-Comportamental?

Ludoterapia Cognitivo-Comportamental

A ludoterapia cognitivo-comportamental é uma abordagem terapêutica que combina técnicas de terapia cognitivo-comportamental com o uso do brinquedo como uma ferramenta terapêutica. A seguir, resumimos uma descrição geral da estrutura da ludoterapia cognitivo-comportamental:

Avaliação: O processo começa com uma avaliação inicial, na qual o terapeuta realiza uma entrevista com os pais ou responsáveis da criança para coletar informações sobre o histórico de vida da criança, os sintomas atuais e os objetivos terapêuticos. Após esta sessão também é realizada uma sessão de avaliação com a criança.

Estabelecimento de metas: Com base na avaliação, o terapeuta e a criança estabelecem metas específicas para o tratamento. Essas metas podem incluir o desenvolvimento de habilidades sociais, a melhoria da autoestima, a redução da ansiedade ou a resolução de problemas.

Seleção de brinquedos: A seguir, o terapeuta seleciona brinquedos apropriados para a idade e interesse da criança, que possam ser usados para ajudar a alcançar as metas terapêuticas estabelecidas (o brincar em sessão tem objetivos terapêuticos vinculados ao plano de tratamento).

Sessões de terapia: Durante as sessões de terapia, a criança é encorajada a interagir com os brinquedos de maneira livre e espontânea, enquanto o terapeuta observa e interage com ela. Outras vezes o terapeuta pode sugerir um brincar mais estruturado, por exemplo, através de jogos. O terapeuta usa técnicas de terapia cognitivo-comportamental para ajudar a criança a identificar pensamentos disfuncionais, desafiar esses pensamentos e desenvolver habilidades para lidar com emoções difíceis.

Feedback e planejamento: Ao final de cada sessão, o terapeuta fornece feedback sobre o progresso da criança e discute os planos para a próxima sessão. Isso ajuda a criança a entender como está progredindo em relação às suas metas terapêuticas e a se sentir motivada a continuar.

Encerramento: Quando as metas terapêuticas são alcançadas, o terapeuta encerra o tratamento, fornecendo um feedback final e orientações para manter o progresso alcançado.

#ludoterapia
#psicologiaclinica
#infancia
#saúdemental